O Hotel

Histórico

A Congregação das Irmãs de São José surgiu na França em 1650. A pedido de D. Claudio José Gonçalves Ponce de Leão, Bispo de Porto Alegre, Frei Bruno foi à Savoia, Região da França onde estava a Sede das Irmãs de São José e solicitou à Provincial que enviasse Irmãs para o interior gaúcho com o objetivo de assumirem a formação das filhas dos imigrantes italianos que habitavam a região de Conde D’Eu, hoje Garibaldi.

A Superiora provincial Madre Marie Adèle designou para a nova missão: Madre Marie Paula e as Irmãs Marie Azélia, Clotilde e Dorothée. Nos anais da Congregação consta: “Sobre estas pedras, de particular fulgor e escolhidas à luz da inspiração divina, é que vai se erguer a tenda de São José”.

As Irmãs chegaram a Conde D’Eu, hoje Garibaldi, dia 23 de dezembro de 1898. A população acolheu-as com festa.

Em 1899 iniciaram as atividades educacionais e, bem cedo, a missão foi regada pela seiva generosa do sacrifício. Uma epidemia ceifou muitas vidas entre os habitantes da região e também duas Irmãs. Passada esta provação, a comunidade religiosa passou a prosperar.

As matrículas foram crescentes; era necessário ampliar o espaço. Apresentaram-se jovens que desejavam entrar na Vida Religiosa Consagrada. Com os novos membros e os reforços que continuavam a chegar da França, as Irmãs de São José foram abrindo missões em vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O município de Garibaldi foi abrindo suas próprias escolas, então as Irmãs partiram para regiões mais distantes: Mato Grosso do Sul, Bahia, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Santa Catarina para estar ali aonde ninguém vai. E a história se faz caminhando.

Em 1972 o grande prédio da antiga Escola São José e casa de formação teve novo objetivo: acolher hóspedes que necessitavam de espaço para pernoites e foi dado o nome de HOTEL MOSTEIRO SÃO JOSÉ. Hoje, o Hotel acolhe hóspedes nacionais e de outros países. Oferece ambiente simples, agradável, silencioso, espaço junto à natureza, excelente café da manhã, uma pequena lancheria que, à noite, oferece sopa e lanches diversos, salão para convenções, uma ampla capela estilo gótico e está situado em uma das mais belas colinas da terra do Espumante.



Estrutura

O Hotel Mosteiro São José possui recepção 24 horas, elevador, camareira, estacionamento privativo, guarda noturno e internet na recepção.

O Hotel dispõe de estrutura para atendimento de pessoas com mobilidade reduzida.




Hotel Mosteiro São José - Fone (54) 3462.1703 - Garibaldi - RS - email: hotel@hotelmosteirosaojose.com.br